domingo, 2 de março de 2014

Um pouco sobre a famosa Jararaca da Mata


Classe: Reptilia
Ordem: Squamata
Família: Viperidae
Gênero: Bothrops
Espécie: Bothrops jararaca
jararaca-da-mata é uma das várias espécies de jararacas presentes no Brasil, dela podemos analisar “os dois lados da moeda”, ou seja, a ação e a utilização de seu veneno que é muito agressivo e letal.
É encontrada no Brasil, Argentina e Paraguai, em território brasileiro distribui-se do estado da Bahia ao do Rio Grade do Sul.
Habita áreas úmidas de florestas tropicais e cerrados, geralmente locais próximos a rios e córregos, mas pode ocorrer em zonas urbanas.
É uma serpente relativamente grande, alcança 1,6 m de comprimento.
O corpo apresenta coloração marrom com manchas escuras em forma de triângulos, atrás de cada olho existe uma listra negra, a língua também é negra e em volta da boca ocre.
Possui hábitos noturnos, no decorrer do dia permanece em meio a folhagens secas e úmidas.
Não são raros casos de picadas em humanos, daí poderemos ver “os dois lados da moeda” que seu veneno possui.
De um lado sua ação é muito agressiva e letal, capaz de levar uma pessoa a morte caso não receba o devido atendimento médico. A picada provoca dor, inchaço e sangramento no local, além disso, pode causar insuficiência renal e sangramento nas gengivas, pele e urina.
Por outro lado, sua utilização na medicina possibilitou o desenvolvimento de remédios para o tratamento de hipertensão, insuficiência cardíaca e hemorragias.
Então, conclui-se que seu veneno apesar de letal e pode contribuir para salvar vidas.
A alimentação é constituída de ratos, sapos, rãs e lagartos pequenos.
A fêmea dá origem a 20 filhotes, normalmente no início da estação das chuvas. Poucas horas após nascerem os filhotes já conseguem capturar seu alimento.
Quanto ao seu estado de conservação, a jararaca-da-mata não está ameaçada.
Imagem: João P. Burini.

Nenhum comentário:

Postar um comentário